quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um singelo toque da razão

Muitos alunos nossos (me refiro aos alunos da zona rural da nossa região) vão, este ano, prestar vestibular, tentarão um ingresso na universidade. Mas será que esses jovens, ou falndo até para vocês: será que vocês, caros estudantes, sabem porque querem esntar numa faculdade? Já traçaram metas? Procuraram responder a dúvidas sobre o mundo acadêmico? Entendem, de verdade, que isso será fundamental na vida e no futuro de vocês?

Existem muitas outras perguntas que devem ser pensadas. A universiadade é um espaço onde o estudante encontra suas fragilidades, se depara com realidades absurdas que viveu e "elabora" novos planos para a vida, é um meio onde a razão e a reflexão tomam o lugar das "perdas de tempo" que praticamos durante nossa vida estudantil. Mas é também um espaço maravilhoso, onde o indivíduo encontra a leitura, o prazer do aprendizado, novas formas de lidar com as situações do cotidiano e muitas experiências que só enriqueceram a pessoa.

Digo isto, porque vejo muitos jovens subirem no ônibus e sair para o colégio dizendo que vão estudar; e quando terminam o segundo grau, voltam para casa e passam a vida toda assistindo à TV ou batendo papos fúteis na internet, sem perspectivas a mais, sem realizações, entediados, estressados e sem coragem de enfrentar os problemas que, sem dúvidas, virão.

Um conselho: a vida comporta etapas. De todas elas, devemos retirar aprendizados que nos favorecerão o sucesso na próxima. O ensino médio é a porta da universidade, não custa nada ter um pouco de compromisso, pois os tempos passam e nada esperam, trazem seus problemas, surpresas e resultados.

Estudem! Deixem somente de ir para a escola, mas estudem! OU pelo menos, reflitam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário