segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Indisciplina na sala de aula: quais os maiores problemas envolvidos?

Participei, agora há pouco, do Projeto Quarto de Ideias, do Grupo de Pesquisa em Educação, Estado e Sociedade da Faculdade de Educação da UERN. 

O tema estudado hoje diz respeito à prática do professor em sala ed aula e a subjetividade., um trabalho desenvolvido pelo Prof. Dr. Júlio Ribeiro Soares, e corresponde a uma tese de doutorado defendida por ela na PUC de São Paulo.

As discussões foram bem proveitosas e interessantes e o que me fez postar aqui algumas considerações foram a sua importância para a formação do professor e os rumos da educação. Alguns professores que estavam presentes fizeram questões relevantes, o que nos gerou uma atenção maior no debate. De maneira muito sintética, quero destacar a questão da indisciplina ou das muitas dificuldades encontradas pelo professor ao adentrar uma sala de aula hoje. É certo, e aliás, certíssimo, que os alunos não são os grandes culpados pelo atraso da educação no país, ou pelo menos, pelo descontrole e "movimentos", como bem citou o professor, dentro da sala e aula.

Lembro que este pequeno texto não tem valor científico demasiado, porém se nos situarmos na área da Psicologia da Educação, ele talvez, encontre alguma serventia. Leitores, é bem complicado ser professor nos dias atuais, mas é uma tarefa digna, emocionante e rica. Quero deixar uma questão e se alguém, por gentilieza, quiser respondê-la, dar alguma opinião, isso me fará muito bem.

Quero saber, leitor(a), na sua opinião, por que existem tantas dificuldades em ser professor; por que eles não são valorizados e seus alunos são tão rebeldes e, em partes, decompromissados com a sua própria vida estudantil?

Vou expôr, depois, os resultados neste espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário