terça-feira, 7 de agosto de 2012

Apagando a luz do banheiro

É costume. Sempre que eu uso um dos banheiros da universidade, na saída, apago a luz. O interruptor, em todos, fica bem próximo à porta, se não nos cuidarmos, apagamos até sem querer.

Em tempos de discussões sobre sustentabilidade ou em tempos em que o planeta pede socorro por todas as vielas do seu mais profundo âmago, fico sempre pensando que benefício pratico quando aperto aquele dispositivo sutil. Me preocupo em fazer isso (e minha mente acha isso tão urgente e necessário) quanto benzer-me ao subir a pista quando vou para a cidade.

Hoje pensei, indagei-me e exclamei: se, somente nas faculdades de Letras das universidades públicas do meu Rio Grande do Norte, somente por uma semana, os estudantes masculinos repetissem esse meu ato, quanto de energia elétrica iríamos economizar, deixaríamos de gastar!?

Sem ter conhecimentos técnicos, fico no ACHO: acho que pouparíamos turbinas, capacitores, transformadores, reatores, motores em geral; pouparíamos dinheiro público, nosso; melhoraríamos, pelo menos nos banheiros, baixando os níveis de "perturbação elétrica" no nosso corpo, a radiação do calor e da luz, o clima. Talvez nosso extenso corpo, com suas inúmeras sensações, massível na sua estrutura desengonçada e bípede, não sentisse as melhorias, mas nossos minúsculos compostos orgânicos, como - ACHO - células, tecidos, átomos, glóbulos, pelos, não sei. Desculpem a ignorância! A laicidade, por vezes, me constrange, e eu fico no discurso pobre de um ser que tem escrúpulos. Perdoem-me isso, peço mansamente. 

Aqueles pequenos, sem dúvidas, sofrem e, sofrendo eles, perecem também nossas forças aos poucos, nossa forças físicas, mentais, nossa forças vitais...

Mas, sem pedir outra coisa, só queria que refletissem agora e, por favor, quando saírem, apagem a luz: o planeta agradece e os nossos minúsculos compostos também!

2 comentários:

  1. Com certeza meu amigo vc tem razão, são pequenos atos que mudam muita coisa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela Leitura, vejo que você é uma pessoa de ideias!

    ResponderExcluir